Leia mais sobre o período que sucede a cirurgia bariátrica, além de alguns cuidados essenciais para uma boa recuperação.
Consumo de bebidas alcoólicas
É consenso entre os especialistas que pessoas submetidas à cirurgia bariátrica evitem a ingestão de bebidas alcoólicas. Isso porque a sensibilidade ao álcool aumenta depois da cirurgia de redução de estômago, pois ele é absorvido mais rapidamente por quem fez o procedimento, o que acelera a embriaguez. Também há o problema de que muitos trocam a compulsão por comida pela compulsão por bebida. Por isso, a recomendação é não beber álcool, e isso é explicado desde antes da cirurgia da obesidade.
Mudança de hábitos
A cirurgia bariátrica não cura a obesidade, ela controla. É preciso entender que obesidade é doença crônica e, se não for controlada com a prática de exercícios físicos e uma nova alimentação, o paciente voltará a ganhar peso. A cirurgia bariátrica é só metade do caminho do paciente obeso.
Para tanto, é preciso fazer uma reeducação alimentar, passar a realizar atividades físicas, ter horários para comer, comer devagar e seguir o a recomendação do especialista quanto ao uso de determinados suplementos.
Quando esse programa não é seguido da maneira correta corre-se o risco de ter resultados inferiores aos previstos, voltar a ganhar peso ou a ter os problemas de saúde de antes.
Suplementação
Outro problema no período pós-cirúrgico é que alguns pacientes, depois que passam a se sentir bem, deixam de tomar os suplementos necessários, isso pode provocar quadros de anemia grave.
Apoio psicológico
Uma das maneiras de apoiar os pacientes são os grupos formados nas clínicas ou pela internet. Esses contatos ajudam muito a pessoa que pretende passar pelo procedimento cirúrgico. Em grupos do Facebook, por exemplo, os participantes relatam suas experiências e postam fotos de antes e de depois da cirurgia.
Equipe do Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend