Compulsão alimentar, como sei que tenho esse problema?

Compulsão alimentar

A maneira como um indivíduo lida com a comida pode denunciar que ele se tornou vítima de um transtorno alimentar chamado compulsão alimentar. Embora a maior parte das pessoas esteja sujeita a episódios esporádicos de gula, a forma como eles são encarados e suas consequências podem indicar a necessidade de buscar ajuda.

Alguns sinais que devem ser observados ao:

Comer escondido  

Esse ato pode ser uma tentativa de fugir do julgamento alheio e até próprio, pois o indivíduo está fugindo de críticas quanto à qualidade do que ingere e a velocidade com que o faz. Esse isolamento é premeditado por vergonha da dificuldade de autocontrole.

Comer rápido  

Consumir os alimentos com rapidez é um quesito que faz parte dos critérios para diagnóstico da compulsão alimentar. Quem come rápido tende a comer mais e isso acontece porque a sinalização da saciedade decorrente da liberação de determinados hormônios demora algum tempo para acontecer. Quanto mais rápido uma pessoa comer, portanto, mais comida ela irá ingerir até que se sinta saciada.

Comer sem estar com fome 

Nesse caso a comida deixa de funcionar como um combustível necessário para as funções vitais do organismo e passa a ser apenas fonte de prazer e é mais comum que a pessoa prefira consumir alimentos ricos em gorduras e carboidratos simples. Frituras, bolos, doces, fast food, ganham espaço.

Comer até se sentir mal

O exagero costuma ser decorrente da rápida ingestão de comida. Além disso, o indivíduo não come muito mais por satisfação emocional do que por necessidade física.

Estar sempre comendo 

Quem sofre de compulsão alimentar pode sentir necessidade de comer com mais frequência, já que a falta de comida cria um vazio emocional. Assim, a o indivíduo repete refeições e costuma estar sempre beliscando alguma guloseima.

Comer para se sentir emocionalmente bem 

Diante de situações que causem sentimentos negativos ou muito positivos, é comum que a pessoa com compulsão alimentar desencadeie um episódio de descontrole, isso neutraliza o sofrimento, mas também serve como forma de comemoração ou recompensa.

Sentir culpa após um episódio de descontrole 

A sensação de culpa após um episódio de descontrole diante da comida é consequência da percepção de uma atitude que o indivíduo reconhece estar errada e diante da qual se sente incapaz de mudar. Isso também é normal acontecer com pessoas que se submetem a uma dieta muito restritiva. Em um dia colocam em risco semanas de dedicação.

Na dúvida, um médico ou a psicóloga é sempre a melhor fonte a ser consultada.

Equipe do Dr. Thales Delmondes Galvão

Os comentários estão encerrados.

Send this to friend