Logo após a realização da cirurgia bariátrica, a fase de adaptação à nova rotina alimentar exige atenção e precaução no que diz respeito à dieta líquida. Esta fase é divida em dois momentos como descrito a seguir:
Pós-operatório imediato: ainda no hospital, o paciente deverá ingerir líquidos de gole em gole, sempre no copo de 50 ml, dividindo em 6 goles, para tomá-los a cada 3 minutos, durante 20 minutos. Isso deve ser feito bem devagar, conforme a tolerância e a aceitação do estômago. Contudo, é importante ressaltar que durante este período podem ser consumidos líquidos como águas, chás, e água de coco.
A partir da alta hospitalar, o paciente seguirá uma dieta hipocalórica e sem resíduos, com volume restrito. Deverá ainda ingerir aproximadamente 50 ml durante os 20 minutos, sucessivamente. Na primeira semana, o paciente permanecerá tomando os líquidos de gole em gole, bem devagar e conforme a tolerância e aceitação. Nesta fase são oferecidos água, chás, sucos de laranja lima, caldo salgado coado no pano ou na peneira de lylon, água de coco.
Na segunda semana, já entra na dieta gelatina, leites e derivados, iogurtes e suplemento proteico para repor as perdas proteicas, com o objetivo de facilitar a cicatrização do estomago. “A consistência do caldo salgado e inserção de itens à dieta, são feitos de forma gradativa no decorrer de 30 dias, como forma de transição para as demais fases da dieta”, ressalta o cirurgião bariátrico, Dr. Thales Delmondes Galvão.
A cada semana, a dieta líquida passa a ser um caldo um pouco mais consistente. Veja alguns caldos clicando aqui!
No retorno com a equipe multidisciplinar, serão avaliadas as necessidades nutricionais de cada paciente e assim fazer a prevenção de possíveis deficiências em relação ao período pós-operatório, bem como a suplementação de alimentos em caso de necessidade. “Nesta fase inicia-se o comportamento em relação à quantidade, importância do fracionamento de alimentos, digestão e mastigação lenta”, completa o cirurgião bariátrico.
Na dieta líquida, é importante destacar que os caldos devem ser preparados com carne vermelha (músculo), frango (peito sem pele), ou peixe de carne branca sem pele. É um caldo normal, feito SEM gordura, pimenta, temperos industrializados ou massa de tomate.
Equipe do Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend