Ao contrário do que muitos pensam a cirurgia bariátrica não tem poder de operar milagres. O procedimento não cura a obesidade, mas consegue controlá-la gradativamente. Isto é possível por meio de rigorosa reeducação alimentar que será facilitada pela sensação de saciedade que a cirurgia bariátrica acaba propiciando.
O paciente deve criar o hábito de rechear o seu cardápio com opções de alimentos saudáveis como frutas, verduras, legumes, carne branca, pão integral e outros alimentos com baixo teor calórico. Sim, você poderá comer de forma moderada, com frequência de 3 em 3 horas, porém doces, tortas e outras guloseimas devem ser evitados. As pessoas costumam relatar que esse controle fica mais fácil após a cirurgia bariátrica.
Atividade física é outro elemento primordial que deve ser incluso no cotidiano do paciente. Algumas ações como caminhar, andar de bicicleta, nadar, dançar entre outras, contribuem firmemente para manter o peso adequado. Enfim, a cirurgia da obesidade é um importante passo para a perda de peso em determinados pacientes, já a continuidade do tratamento depende de você!
Leia mais sobre o pós-operatório aqui.
Equipe do Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend