Mulheres devem esperar 18 meses para engravidar após a cirurgia bariátrica

Ao menos metade das mulheres que passam pela cirurgia bariátrica (redução de estômago) ainda estão na idade fértil, ou seja, podem engravidar. Mas é preciso esperar um período de 15 a 18 meses após a realização do procedimento para poder engravidar.
A realização da cirurgia bariátrica facilita a gravidez porque após a redução do peso, a mulher começa a entrar num período de normalização hormonal, deixando à mais fértil, e com isso facilitando a gravidez.
O tratamento cirúrgico também deixa a gravidez mais segura por conta de diminuir os riscos de complicações causadas pelo excesso de peso.
A obesidade na gravidez gera inúmeros riscos para mãe e para o bebê. Entre os riscos está a diabetes gestacional, pré-eclampsia, que é o surgimento de pressão alta durante a gravidez que coloca em risco a vida tanto da mulher quanto do bebê, além do perigo de parto prematuro ou até mesmo aborto espontâneo.
A gravidez com excesso de peso também aumenta os riscos de a criança sofrer com o mesmo problema da mãe.

Cuidados

Quando passar esse período mínimo de espera, antes de engravidar, a mulher deve tomar uma série de cuidados. Avaliar a necessidade de intensificar as doesse de vitaminas e minerais, e passar por acompanhamento nutricional mais frequente.

O risco de deficiências de micronutrientes pode aumentar com o avanço da gestação, levando a necessidade de suplementação desses nutrientes por via endovenosa ou intramuscular. É o caso das deficiências graves e resistentes de ferro e vitamina B12.

A amamentação pode ser realizada normalmente, mas a mãe precisa continuar com o acompanhamento nutricional e a suplementação para evitar a deficiência de nutrientes, pois caso isso ocorra durante a amamentação, essa falta de micronutrientes pode ser transferida para o bebê o que pode prejudicar o seu desenvolvimento.