Hipertensão arterial: um perigo silencioso, que pode estar associado à obesidade

Uma em cada cinco pessoas sofre de hipertensão arterial, a pressão alta. A doença pode ter fatores genéticos, mas também pode ser uma das consequências de se estar obeso ou acima do peso.
De acordo o Ministério da Saúde, define-se hipertensa, a pessoa que por diversas vezes teve a pressão arterial aferida e o resultado foi maior do que 14 (máxima) por 9 (mínima).
Quando a pessoa descobre a hipertensão arterial, o médico passa a investigar as suas causas. A doença é crônica, ou seja, não tem cura, mas pode ser controlada com medicamentos e, quando relacionada com o peso, é necessária dieta e, nos casos mais sérios, a cirurgia de redução de estômago.

O tratamento é feito com remédios que controlam a pressão arterial. O controle da pressão é importantíssimo, pois quando alta demais, aumenta os riscos de a pessoa sofrer infartos, derrame cerebral e sofrimento nos rins.

Apesar de ser uma disfunção genética, a hipertensão pode ser gerada por hábitos de vida inadequados, como a ingestão excessiva de sal ou de bebida alcoólica, além da obesidade.

Dicas para uma vida mais saudável

1 – Movimente-se: uma simples caminhada de 20 minutos, três a cinco vezes por semana, ajuda a sair do sedentarismo e faz bem à saúde

2- Fuja das frituras: alimentos muito gordurosos, frituras, doces e muito salgados são ruins para nosso organismo

3 – Moderação – evite ingerir bebidas alcoólicas em excesso.

4-  Deixe de fumar: o tabagismo também é grande agravador do aumento da pressão arterial. Por isso, o indicado é parar de fumar

5- Fique calmo: evite o estresse, ele pode dificultar o controle da pressão arterial

6- Siga o tratamento: não deixe de tomar os remédios, sem a orientação do médico