Excesso de peso coloca em risco a saúde cardíaca

A mudança no estilo de vida que vem acontecendo nos últimos anos tem gerado grandes prejuízos à saúde da população em geral. Pesquisas apontam que o aumento no número de brasileiros acima do peso é resultado dos hábitos de industrialização e urbanização que contribuem especialmente com o sedentarismo.

A consequência do excesso de peso é apontada pelo Ministério da Saúde que alerta que quatro das seis doenças que mais matam no país estão relacionada à obesidade, sendo elas o acidente vascular cerebral, o infarto do miocárdio, o diabetes e a hipertensão arterial.

Sobre o diabetes, ele tem sim más influências cardíacas. A maior parte dos problemas decorrente da doença tem ligação com a obstrução parcial ou total das artérias, já que as altas glicêmicas aceleram o endurecimento das artérias e facilitam o depósito de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. Por isso, o diabetes aumenta a chance de infarto, AVC e doença vascular periférica.

Quanto à pressão arterial, o problema não deixa de ser menos importante. O endurecimento de grandes artérias repercute na elevação da pressão aumentando os riscos de infartos e derrames.

Além desses problemas, a pessoa obesa pode ter gordura na região do coração o que aumenta o risco de entupimento dessas mesmas artérias e dificulta que o músculo tenha o desempenho adequado.

O principal tratamento contra as doenças cardíacas resultante da obesidade é adotar uma dieta balanceada e a rotina de um exercício físico. Mas quando essa dupla não surte efeito, podem entrar os medicamentos, sob orientação especializada, assim como a cirurgia bariátrica. Mas antes do tratamento o foco deve ser a prevenção, pois as placas de gordura, mesmo com o emagrecimento vão continuar lá, em uma condição estável e com menor chance de inflamar, claro.