Cirurgia bariátrica é uma das etapas no tratamento contra a obesidade

Cirurgia bariátrica é uma das etapas no tratamento contra a obesidade

Estar acima do peso significa que há acúmulo de gordura no corpo, resultado do consumo excessivo de calorias através da alimentação que supera a energia gasta durante a prática de uma atividade, quando está existe. Por isso, a obesidade nada mais é que uma ingestão alimentar maior do que o gasto energético da pessoa.

Para saber se você está obeso ou não basta calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), que é feito através do peso dividido pela altura ao quadrado. O resultado, quando menor que 18,5 sinaliza que a pessoa está abaixo do peso, entre 18,5 e 24,9 corresponde ao peso ideal, já entre 25 e 29,9 é um alerta de sobrepeso e acima de 30 significa obesidade.

Além disso, a partir do IMC 30 a obesidade pode ser dividida em até três níveis, a obesidade grau 1 é diagnosticada com IMC entre 30 e 34,9; a obesidade grau 2 com IMC entre 35 e 39,9 e a obesidade 3 com IMC acima de 40.

Partindo do ponto em que o excesso de peso é provocado pelo excesso de ingestão de calorias o primeiro tratamento é sempre mudar o estilo de vida, adotando uma dieta balanceada que condiz que as necessidades e o gasto calórico de cada pessoa. Somente está mudança já resulta em menos quilos na balança, ainda mais quando é complementada pela prática de uma atividade física.

Porém, fatores genéticos e outra doenças podem impedir que a pessoa emagreça de forma natural e então pode ser feito o uso, sob prescrição médica, de remédio. O acompanhamento de um especialista é fundamental devido ao risco de a pessoa ter problemas com esse tipo de medicamento.

Mas existem casos que mesmo assim os dígitos na balança não vão diminuir e, além disso, surgem doenças associadas ao excesso de peso, como diabetes e hipertensão. Então, para essas pessoas a cirurgia bariátrica pode ser indicada como parte do tratamento.

Os comentários estão encerrados.

Send this to friend