Carteirinha do paciente bariátrico: segurança no atendimento e direito à vacinação

Carteirinha do paciente cirurgia bariátrica

Você sabia que o paciente que passou por cirurgia bariátrica (gastroplastia), tem direito a uma carteirinha médica? O documento que tem o mesmo formato de uma cédula de identidade contem informações como nome e contato do paciente, do médico cirurgião, um breve histórico de doenças e o tipo de procedimento cirúrgico que foi realizado, além de indicações importantes como, por exemplo, tipo sanguíneo e doenças associadas.

Com a Carteirinha do Paciente Bariátrico, fornecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), os pacientes que realizaram a cirurgia de redução do estômago terão mais segurança ao darem entrada em hospitais, deixando claro qual o procedimento a que foi submetido entre outras informações. Além disso, alguns restaurantes que servem comida a rodízio concedem desconto de 50% ao paciente munido do documento. A iniciativa de criar um Projeto de Lei que concedesse o benefício partiu da Câmara de Vereadores de São Paulo e Campinas (Lei nº 4.621/08).

Além do desconto, o paciente poderá tomar as vacinas anuais indicadas para o paciente bariátrico, o qual possui tendência à baixa imunidade, principalmente nos primeiros meses após a cirurgia.

Peça já a sua para o seu médico! Pois, a carteirinha permite também que o paciente seja atendido adequadamente em hospitais e emergências qualificadas em todo o país, quando precisar.